terça-feira, 21 de abril de 2015

Conheçam os Bons Pensadores Cristãos Brasileiros

Conversando com alguns amigos e percebendo, em nossa experiência cristã, o quão deplorável são as influências dos tidos por ícones do pensamento cristão hodierno, resolvemos, para além das iniciativas pessoais, escrever um artigo de recomendações. Ele se destina a você que imagina que 'pastor Lucinho', Silas Malafaia, Ariovaldo Ramos, Caio Fábio, Ed Rene Kivitz e tutti quanti* são os 'teólogos' e pastores que dispomos para nos informar, que são os baluartes da fé cristão no Brasil. Temos a maravilhosa notícia de informá-lo sobre seu equívoco. Esses caras não são nem boas influências, e nem de longe os mais cultos e piedosos pensadores que temos. Infelizmente, estão em voga. E, com isso, furtam a cena daqueles que verdadeiramente deveriam ser vistos e ouvidos. Além de, não raro, falarem besteira, nos envergonham perante a sociedade e camuflam o evangelho com suas mensagens genéricas e, amiúde, heréticas. Essa gentalha faria um grande favor ao reino de Deus se ficassem calados. Basta comparar o currículo e a competência de cada um com os que indicaremos. Se você é um dos que aprecia algum desses, queira, pelo bem de sua alma, desapegar-se (ou pelo menos tentar). Dê uma chance a esses nobres senhores que vos apresentamos*. Ore muito e veja se não estamos certos!

Bom, como recomendar genericamente não faz com que ninguém procure, de verdade, pelas indicações, daremos indicações específicas, com um link. Mas queremos que extrapolem essas indicações. Vejam mais coisas. Procurem mais pregações, sermões, palestras e aulas no youtube ou google-vídeos. Aliás, nem precisam ver exatamente essas pregações que sugerimos. Procurem pelos temas que lhes interessar nas buscas pelos nomes destes.


Augustus Nicodemus Lopez
O Batismo com o Espírito Santo

Daniel Santos
Exposições em Jó

Franklin Ferreira
O Credo dos Apóstolos

Guilherme de Carvalho
O 'Salto' na Cultura Contemporânea

Heber Carlos de Campos
Romanos 1:8-15

Heber Jr.
Amando a Deus com Todo o Nosso Entendimento

Hermisten Maia Pereira Costa
Teologia, Igreja e Academia

Jonas Madureira
Idolatria

Josemar Bessa
Inferno (Naum e Rob Bell)

Leandro Lima
As Característica de Uma Fé que não Salva

Ludgero Bonilha
Salmo 1

Luiz Sayão
A Religião que Mata a Fé e o Coração

Marcos Granconato
A Negação de Pedro

Mauro Meister
A Origem da Idolatria

Paulo Anglada
Outro Evangelho

Paulo Romeiro
Pentecostalismo [e hermenêutica]

Samuel Vieira
Três Impulsos que Podem nos Destruir

Solano Portela
O Evangelho que Envergonha





___________

*Não mencionamos os clássicos Edir Macedo, R. R. Soares e os demais super-poderosos porque acreditamos que quase ninguém os considera teólogos. Até mesmo aqueles que apreciam os mencionados desprezam esses aqui, no rodapé, mencionados. Mas, para não restar dúvidas, afirmamos que eles estão inclusos entre aqueles que não devem ser ouvidos.
*É bom notificar-lhes que não é uma lista exaustiva, e podemos até mesmo aumentá-la. Alguns bons pensadores não têm palestras ou pregações em vídeo. Mas só nesses nomes já teremos material para anos de 'entretenimento'.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Vagner, acredito que não. Ao menos não tenho ciência de alguma importância sua para a academia, para o fórum teológico brasileiro. Se houver alguma, certamente não é das maiores. Mas esse artigo certamente precisa de revisão para acréscimos necessários. :)

      Excluir