sexta-feira, 7 de junho de 2013

INTRO



What Is This?

Como muitos de vocês, leitores (alguém?), sabem, escrevo também no blog Ministério Cristão Apologético. Meu interesse para com este blog aqui é amplo.
Por um lado, pretendo expressar minhas reflexões e buscar interlocutores para ampliar o fenômeno dialético. Ou seja, quero colocar minhas idéias em questão. Seguindo a máxima de que duas (ou mais) pessoas pensam melhor do que uma (desde que as demais não sejam acéfalos que só servem para estorvo), expor nossas idéias e lidar com as críticas acelera nosso desenvolvimento. Alguém pode perceber mais rápido (por uma série de fatores que não nos compete trazer à baila neste momento) um detalhe, e nos questioná-lo, de modo que tenhamos que arranjar uma explicação. Em suma, espero que meus leitores sirvam de antítese, para que cheguemos (ou, pelo menos para que eu chegue) a uma síntese.
Como no MCA temos espaço apenas para artigos estritamente apologéticos, resolvemos criar este espaço para outras reflexões. Algumas vezes vou expressar um assunto, uma tese filosófica que está sendo formada em minha cabeça; ou minha compreensão sobre determinado ponto, visando os fins supra-citados. Noutras, vou expor minhas perspectivas sobre assuntos que me interessam. Assim, é um espaço para meus palpites e pitacos também.
Ademais, por vezes tenho que dar explicações similares para as mesmas questões. Por isso, quero também usar este espaço para registrar estas explicações, e poder passá-las, sem precisar ter todo o trabalho de re-escrevê-las, re-elaborá-las...

O NOME DO BLOG

Ah, claro, não poderia deixar, nessa introdução, de justificar o nome do blog. 'Panacéia' (fiquei familiarizado com o termo ao ler o ensaio de Lygia Arauto Watanabe sobre Filosofia Antiga*¹) é um termo que, em suma, quer dizer 'um remédio para tudo' (quem quiser mais informações do wikipédia, clique aqui).
'Teo-referente' é uma expressão cunhada pelo filósofo Davi Charles Gomes para dizer que Deus é o ponto de referência para todas as coisas. Ele é o fundamento ontológico, inclusive, para a verdade (para uma familiarização com Davi Charles Gomes, veja esta entrevista. Noutra oportunidade, esclareceremos e aplicaremos o termo).
Portanto, buscarei as respostas, a partir de uma cosmovisão cristã (que, por definição, é biblicamente orientada), para todo tipo de questões que me vierem, desde que estejam dentro de minhas áreas de pesquisa.
Tenho esperança de que este blog trará algum benefício para seus leitores, e facilitará meu trabalho. Em tudo, que Deus seja louvado!
________________________
*¹ Em 'Primeira Filosofia', 6ª ed., p.20. O legal deste capítulo é que ela trás à luz, para a filosofia antiga, a questão da crítica textual. Noutro momento faremos considerações sobre este texto.

2 comentários:

  1. "Que Deus o abençoe muito nessa nova empreitada. Que abra os horizontes do seu raciocínio e amplifique sua visão a respeito Dele mesmo, para que sejas cada vez mais útil no Reino."

    ResponderExcluir
  2. Valeu, brother! Espero que você coopere comigo! ;)

    ResponderExcluir